quinta-feira, 28 de julho de 2011

Underground Style, o Grupo do Jhian e do Daniel



























O Grupo de dança Undergraund Style do bairro do Rangel, é formado por sete componentes e existe há dois anos e tem como estilo o Free Step. Seus integrantes são Daniel Ucker, Jhian karlo, Domilson Júnior DJ, Dhe Carvalho, Lidson Nohan, Harley Kilds e Maurício Nagashy( responsável pelo grupo). O grupo realiza seus ensaios no Centro Social urbano, no bairro do Rangel, sempre as segundas e quartas a noite.

Saiba um pouco mais sobre o estilo de dança Free Step

O Free Step é a evolução do antigo Rebolation, que é a evolução de uma outra dança estrangeira, chamada Charleston Dance (dança em que se movimentam as pernas, ouvindo uma espécie de blues como musica), que o brasileiro viu, gostou, e adaptou à musica eletrônica criando o rebolation. A dança virou diversão entre jovens e fez muito sucesso em festas Rave no Brasil por volta de 2008 e 2009, seguindo o gênero Dance baseava-se nos ritmos Psy e Trance. No fim de 2009, viu-se na necessidade de criar novos passos para a dança, pois o Rebolation estava muito limitado a passos pra frente e pra trás, não havia muita variação. O Rebolation então passou por uma reformulação, tornando os passos mais elaborados principalmente pela utilização de saltos na sua própria base. Ainda no final de 2009, a banda de Axé Music chamada Parangolé criou uma música chamada Rebolation, inspirada na dança, mas insinuando que ela se baseava em rebolados de axé e não no movimento das pernas. A música fez muito sucesso no Brasil e com isso foi feita a associação geral da população entre o Parangolé e o Rebolation, constrangendo quem dizia que dançava Rebolation. O nome "Free Step" foi dado por "dancers" dessa modalidade, e fez muito sucesso, principalmente pela internet. Hoje há competições chamadas "Meet Up" em que os dançarinos competem entre si, sendo julgados pela inovação, sincronismo, perfeição, e criatividade nas sequências.




Por Jordy Pablo

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Anne Aline, a nova Presidenta do Arteiros




Entrevista feita por Jordy Pablo, ontem (21/07), com a nova Presidenta do Grupo Arteiros de Teatro.




Jordy Pablo pergunta: Qual foi o seu primeiro contato com o Teatro?

Anne Aline: Foi em 2008, na oficina de Teatro na Escola Luiz Mendes, ministrada por Jordy Pablo, mas antes disso, em 2007, eu já tinha ido a algumas aulas da oficina do Grupo.

Jordy Pablo: Antes de fazer parte do teatro, você alguma vez já imaginou se envolver com as artes cênicas?

Aline: Não, nunca imaginei.

Jordy Pablo: Qual é a sua maior dificuldade em relação ao teatro?

Aline: A expressão corporal.

Jordy Pablo: Em que momento você sentiu que despertou para a arte?

Aline: Quando eu comecei de fato a caminhar no Grupo Arteiros. No início eu encarava como um Hobby, mas a partir de 2009 eu comecei a despertar de verdade e também através da dança.

Jordy Pablo : Como foi o seu primeiro contato com a dança?

Aline: Desde pequena eu sempre gostei de dançar no colégio... Fiz apresentação de dança do ventre quando era pequenininha. Passei um bom tempo parada, mas eu voltei e quero continuar.

Jordy Pablo: Você pensa em futuramente fazer algum projeto agregando a dança e o teatro, já que agora você está a frente do Grupo Arteiros?

Aline: Ainda não parei pra pensar nisso, mas é uma boa ideia! Vou pensar melhor a respeito.

Jordy : Um filme?

Aline: Além da vida.

Jordy: Um ídolo?

Aline: Nando Reis

Jordy: Uma música?

Aline: "O astronauta de mármore", do grupo Nenhum de nós.

Jordy: Um momento marcante da sua vida?

Aline: A festa surpresa de Jordy Pablo em maio de 2009.

Jordy Pablo: O que você acha de Jordy Pablo, o ex-presidente do Grupo?

Aline: Além de ser o meu melhor amigo, ele conquistou muitas coisas, do início do Grupo até agora. Eu o admiro muito e pretendo caminhar sempre com ele. Eu acho ele uma pessoa muito inteligente, aprendi muito e a cada dia aprendo com ele. Hoje em dia ele é uma pessoa muito sutil, ele aprendeu a ser muito sutil.

Jordy Pablo: Qual foi sua reação quando lhe convidaram para ser a nova presidenta do grupo Arteiros?

Aline: Olha... Eu não esperava que eu ia ser escolhida para estar a frente do Grupo, foi uma surpresa muito grande, ao mesmo tempo eu fiquei lisonjeada, mas por outro lado eu fiquei perdida, porque todo mundo sabe que uma mudança deixa a gente inseguro, mas eu "Tô me achando"... (risos)

Jordy Pablo: Quais são os seus planos para o Grupo Arteiros, quais serão seus primeiros passos como Presidenta do Grupo?

Aline: Eu estava pensando bastante... é como eu havia dito; não quero prometer nada, mas eu quero manter o entusiasmo que Pablo deixou, eu irei lutar para mantê-lo, irei envolver o pessoal, trazer pessoas para o Grupo.

*Saiba um pouco mais sobre Anne Aline:

Nome completo: Anne Aline Ferreira Leite
Nome artístico: Anne Aline
Nasceu em 19 de dezembro de 1993, em João Pessoa-PB. Anne Aline é uma sagitariana de personalidade forte, mas ao mesmo tempo é uma pessoa doce e meiga bastante sincera.
Aline estreou nos palcos no Teatro Ednaldo do Egypto em 2008, com o espetáculo "Quem Roubou meu futuro?", texto de Sylvia Orthof, encenado pelo Grupo de Teatro Arteiros e dirigido por Jordy Pablo.

*Outras peças em que Anne Aline atuou no Grupo Arteiros:

  • Causos de Família (2008)
  • Intolerância (2009)
  • Família Silva (2009)
  • Casamento de Branco ( Segunda formação, 2009)
  • Isso é coisa de pobre (2010)
  • Todo dia é dia das Mães (Segunda formação, 2011)
Em 2010 e até o primeiro semestre deste ano, Aline fez parte da coordenação do grupo na função de Secretária-geral.

Todos nós que fazemos parte da família Arteiros, desejamos muita sorte para a nossa querida Anne Aline, que agora está no comando do nosso amado Grupo Arteiros.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jordy Pablo se despede do Grupo Arteiros






Após quatro anos a frente do Grupo Arteiros, Jordy Pablo comunica sua saída do Grupo. O idealizador do Arteiros surpreendeu a todos nessa última quarta-feira(20/07), quando anunciou a sua saída do Grupo depois de quatro anos. Pablo alegou se retirar do Grupo por razões pessoais e indicou três pessoas para substituí-lo nas funções que ele antes desempenhava no Arteiros. Anne Aline foi nomeada a nova presidenta, Samanta Gonçalves ficou como a nova diretora e Diogo soares ficou responsável por ministrar as aulas da oficina do grupo junto com Anne Aline.
"Pra falar a verdade já fazia um certo tempo: _Cerca de três meses_ que eu já vinha pensando nessa saída. Não estava conseguindo conciliar minha vida pessoal com o grupo." Diz Jordy Pablo.

*Saiba um pouco mais da trajetória artística de Jordy Pablo e sua passagem pelo Grupo Arteiros:

Jordy Pablo estreou no teatro no ano de 2002 no Teatro Lima Penante com o espetáculo "Casamento de Branco" de Altimar Pimentel. Em 2003 participou dos grupos de teatro: "Arte Legal" e "Tenda".Em 2007 fundou o Grupo de Teatro Arteiros e no ano seguinte tronou-se ministrante de uma oficina de teatro pelo Programa "Escola Aberta" (MEC) e de teatro e canto coral, pelo "Ciranda Curricular"(PMJP). Em 2010 voltou a sala de aula como oficineiro de teatro, só que dessa vez pelo Programa "Mais Educação"(MEC).Em 2011 tornou-se membro da Associação Cultural Cristo/Rangel a da Rádiol CCR.

*Jordy Pablo no Grupo Arteiros.

Peças que Jordy Pablo dirigiu e atuou no Grupo Arteiros:
  • Cabocla Esperta (2007)
  • Sem novidades(2007))
  • Quem roubou meu futuro? (2008)
  • Causos de família(2008)
  • Casamento de Branco(2008)
  • Todo dia é dia das Mães (2009)
  • Intolerância (2009)
  • Família Silva (2009) * apenas dirigiu
  • Isso é coisa de pobre (2010)
*Papeis de destaque:

Sem dúvida o personagem mais marcante de Pablo no Grupo Arteiros foi João Redondo de "Casamento de Branco". Quem não se lembra do jeito excêntrico e autoritário do capitão João Redondo? Mas, outro personagem marcante de Jordy, foi o Juninho de "Intolerância".